QUANDO MATRICULAR MEU FILHO NO CURSO DE INGLÊS?

Oi, gente! Vamos abordar um tema que causa certa interrogação nas cabecinhas de pais e mães de crianças pequenas. Quando matricular meu filho no curso de inglês? Você já se questionou sobre o assunto?!

Bem, vou escrever como profissional e “esquecer”, por um segundo, que sou mãe de uma menina de 4 anos.

Nós nascemos com uma capacidade muito grande para  identificarmos sons, em qualquer língua. Após alguns meses ao nascer, a criança começará a balbuciar e falar as primeiras palavrinhas na língua a que está exposta. Se a criança for estimulada a outra língua, maior será sua capacidade de reconhecimento e produção dos sons dessa língua.

Não existe interferência negativa de uma língua sobre outra no ato da aprendizagem. A língua estrangeira não representa ameaças à língua materna ou ao seu próprio desenvolvimento. O que podemos concluir, é que quanto antes o seu pequeno entrar em contato com o inglês, mais familiarizado ele estará com os sons dessa língua.

Desde muito cedo, ele escuta palavras que não pertencem a sua língua materna. Muitos desenhos infantis e seus próprios canais (Discovery Kids, Cartoon Network..), marcas de fast-foods (MC Donalds, Subway, Burger King..) e aplicativos estão por todos os lados. Muita informação “diferente” não é mesmo?

Não existe uma idade certa para esse aprendizado ocorrer. Porém, a metodologia deve ser adaptada e respeitar a faixa etária da criança! Os menores serão estimulados através do  lúdico, onde brincadeiras, teatrinhos, cantigas, desenhos estarão presentes.

A partir dos 4 anos aconselho a já realizarem atividades com material concreto, além do lúdico. Procurar determinada figura no livro, relacionar cores, números…

Em casa, pais também podem estimular seus filhos com palavrinhas novas nas AVD (Atividades de Vida Diária). Na hora do almoço podem listar 2 utensílios que estão na mesa, na hora do banho podem falar 2 objetos que precisarão para esse momento, etc.. Normalmente, as crianças adoram brincar durante esses momentos!

Então..opinião de fonoaudióloga e psicopedagoga! As áreas no cérebro, responsáveis pela decodificação e emissão dos sons se formam até os 12 anos de idade. Durante esse período, quanto mais estímulo e conexões realizadas entre os neurônios, melhor! Quanto mais cedo começar o aprendizado, melhor será o seu aproveitamento!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *