AULA DE INGLÊS ANTES DA ALFABETIZAÇÃO? Sim! Entenda um pouco mais

Oi, gente!! Vamos lá! Assunto que deixa muitos pais de cabelo em pé, né? Realmente, não é fácil tomar decisões quando existem dúvidas. As perguntas são as seguintes..uma criança não alfabetizada, de 4, 5 anos se beneficiará tendo aulas de inglês? Aulas de inglês na educação infantil causarão alguma dificuldade na hora da alfabetização da língua materna?Possibilitar o contato com a língua inglesa desde cedo permitirá que as crianças adquiram fluência no idioma, além de desenvolverem outras habilidades, como facilidade para lidar com pronúncias novas e interesse por diferentes culturas. Particularmente, aprender uma língua estrangeira na educação infantil é uma oportunidade excelente! É justamente nessa fase da vida que as conexões entre os neurônios que determinam a habilidade de falar outros idiomas estão sendo formadas.

Nas aulas de inglês, para crianças pequenas, deve-se ter o cuidado para não serem exploradas as habilidades de leitura e escrita das palavras, uma vez que o período de alfabetização da criança precisa ser respeitado. O ensino será a partir da SONORIDADE da língua, da mesma forma como acontece com a língua materna: no primeiro momento aprendemos a falar e a entender o que ouvimos para, depois, aprendermos a ler e a escrever. Certo?

O ensino ideal ocorre por meio de atividades lúdicas, músicas, teatrinhos com fantoches, com contação de histórias, jogos e brincadeiras. Com o ensino da língua voltado totalmente para a questão oral, em nada influencia o ensino da língua estrangeira para crianças ainda não alfabetizadas. Aprender inglês deve ser divertido e natural, sem haver cobranças e sem nenhuma pressão. Quando o professor conhece e respeita o  período de alfabetização da criança, evita uma possível confusão com o português.

Na foto, Maricota na aula de inglês, no Kumon. 

Espero ter podido ajudar alguém! Sei que existe muitas “versões” sobre o mesmo assunto. É importante pesquisar, conversar com outros pais e encontrar a melhor alternativa para cada criança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *