TRADIÇÃO NO RIO GRANDE – DIA DO GAÚCHO 20 DE SETEMBRO

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrada no dia 20 de setembro. Portanto, feriado! O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1 de maio de 1845. A tradição no Rio Grande do Sul segue firme e forte! O gaúcho sente muito orgulho de ser dessa terra e honrar suas crenças é resgatar de antepassados os costumes que sempre ouviu e vivenciou. 

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, que durou aproximadamente 10 anos. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

O Dia do Gaúcho esta incluído na Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, desde pratos típicos, vestimentas e apresentações culturais. As escolas mobilizam-se para os festejos durante a semana e as rodas de chimarrão (bebida típica dos gaúchos) são formadas por pais e crianças. 

Na escola da Maricota não é diferente! A equipe diretiva e professores vestem-se conforme a tradição e o cronograma é especial. Tem exposição de fotos, cardápio regional, hora do conto com histórias gaúchas, declamação e até fandanguinho! Aaawwnnnn ♥ E assim..segue a tradição no Rio Grande!

Maricota e suas amiguinhas foram vestidas de prenda e os meninos com a pilcha gaudéria! Só morro de amor por essas crianças! Já pensou na recordação maravilhosa que eles terão daqui um tempo, quando reverem as fotos?!

Já curtiu a página do Fala Maricota no Facebook? clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *